Naming

Processo de criação de nome de marca, produtos e serviços.

Definir o nome de uma marca é um grande desafio. É a partir dele que os clientes terão a primeira impressão do negócio, o que influencia significativamente a percepção e imagem de marca.

Além disso, o nome da marca serve como base para todo o projeto de criação da marca, incluindo elementos como o storytelling verbal, que engloba o posicionamento da marca, taglines e até mesmo a nomenclatura de produtos e serviços.
Nossa metodologia e estratégia:
Fit com o mercado

O nome de uma marca precisa ter coerência com o mercado. É preciso entender como os concorrentes utilizam os nomes, e principalmente, o que os consumidores irão entender a partir do nome da marca. 

 

Nesta etapa, surgem questionamentos como: A marca será utilizada em território nacional ou internacional? Muitas palavras têm significados diferentes dependendo da localização do negócio, por exemplo.

Fit com o negócio

De preferência, o nome da marca precisa ter de alguma forma, relação com a proposta de valor do  negócio. 

 

Do contrário, é necessário um forte trabalho de comunicação. 

 

Taglines podem ser utilizadas para descrever em poucas palavras o que o negócio faz. 

Conceitos e Significados

É importante que exista um conceito por trás do nome que justifique o seu significado para o negócio.

Análise de Sonoridade / Escrita
Uma marca precisa soar bem e também ser fácil de ser escrita. Nomes simples e curtos são sempre uma excelente alternativa.
Disponibilidade para registro

É imprescindível que a marca esteja disponível para registro, tanto no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) quanto em domínios de site e redes sociais. 

 

Em muitos casos utilizamos palavras que complementam o nome definido para registrar de forma igual nos diferentes pontos de contato digitais.

 

Em nossa assessoria, apresentamos escritórios de advocacia parceiros que atuam no processo de registro de marca. 

 

Da nossa parte, realizamos a criação dos registros em domínio, criação de e-mails personalizados, criação das redes sociais.

Tipos de Nomes de Marca

Nomes descritivos

Descrevem claramente o que a empresa ou produto faz de forma literal. 

 

A marca American Airlines, por exemplo, descreve claramente a área de atuação da empresa, que é uma companhia aérea americana.

Nomes evocativos

Esses nomes evocam emoções, sentimentos ou associações que estão relacionadas à marca ou ao produto.

 

Um exemplo é a Dove, que transmite a ideia de pureza, suavidade e cuidado, alinhando-se aos produtos de cuidados pessoais da marca.

Nomes inventados

Esses nomes são criados a partir de combinações de letras ou sílabas que não possuem um significado específico.

 

Eles são únicos e distintos, permitindo que a marca se destaque. Por exemplo, "Xerox" é um nome inventado que se tornou uma marca conhecida no setor de copiadoras. 

Nomes compostos

Combinar elementos descritivos ou evocativos para transmitir uma mensagem mais completa.

 

O Facebook é um nome de marca que combina as palavras "face" (rosto) e "book" (livro), sugerindo uma plataforma para se conectar e compartilhar informações com amigos e conhecidos.

Nomes acrônimos

Esses nomes são formados pela combinação das iniciais ou letras de várias palavras.

 

Eles são frequentemente usados quando se deseja simplificar um nome longo ou complexo. Por exemplo, "IBM" é um acrônimo para "International Business Machines".

Nomes de marca que criamos

ILLE é um exemplo de nome de marca inventado, derivado do nome do fundador, Guillermo. Além de ser altamente pessoal e significativo para a empresa, ILLE é um nome único e distintivo, que ajuda a marca a se destacar no mercado.

A criação de uma marca com base no nome do fundador traz autenticidade e história à identidade da empresa.

O nome transmite sofisticação e feminilidade e vai ao encontro dos diferenciais da linha de produtos, que se destina a mulheres com preocupação de cuidados faciais.

Sugerimos o uso da tagline “Skin Lab”, uma expressão em inglês que significa “Laboratório de Pele” para transmitir a ideia de ser uma marca desenvolvida por especialistas em Cosmetologia, Skincare e Harmonização Facial, que unem o conhecimento científico, a experiência e a inovação para desenvolver dermocosméticos de alta tecnologia.

ESSENCE é um nome de marca evocativo que transmite a ideia de cuidados essenciais que a clínica se propõe a entregar – cuidados estéticos e médicos. 

O objetivo do cliente era criar um nome de marca que pudesse ser utilizado também em território internacional, pela estratégia de expansão da rede de clínicas para os Estados Unidos.

Por ser uma clínica de cuidados integrados, sugerimos a tagline “Beleza, Autoestima e Bem-Estar” ao invés de utilizarmos a palavra estética. 

DUO é um nome de marca evocativo que apresenta os diferenciais da clínica – cuidados de beleza e bem-estar. 

O nome também foi sugerido para transmitir a ideia de que a empresa é formada por duas sócias, que se complementam em suas especialidades.

Kick OFF é um nome de marca evocativo que significa “ponta pé” inicial na saúde e tem relação com a proposta de valor do negócio – criar produtos multifuncionais que auxiliem na saúde de forma integrada e simplificada.

INSTITUTO DE ENDOMETRIOSE é um nome descritivo que apresenta a proposta de valor do negócio – expertise em cuidados para endometriose. 

O uso da nomenclatura “Instituto” foi selecionado para transmitir autoridade da empresa para os pacientes.

Joy é um nome evocativo que em inglês que significa “Alegria”. 

O objetivo da clínica, criada por uma jovem dentista, era atrair o público Geração Z e Millennial.

Nomes de marcas criadas pela Think.

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