Tendências de marketing para clínicas em 2025
As clínicas de estética, saúde e bem-estar estão adotando diversas estratégias para aprimorar a experiência do paciente, otimizar serviços e impulsionar resultados. Neste artigo destaco as minhas principais apostas para o marketing de clínicas em 2025.
NICOLE SIMONATO é fundadora da ThinkSAÚDE e especialista em marketing e branding.
[1] Realidade Aumentada e Inteligência Artificial (IA) para Diagnósticos e Simulações
A realidade aumentada e IA permitem simulações para procedimentos estéticos. Os pacientes podem ver como ficariam com diferentes intervenções, como preenchimentos labiais ou mudanças na pele.
Em nossas consultorias, incluímos o mapeamento de tecnologias para aprimorar a experiência do cliente e aumentar a percepção de valor.
Para a clínica DUO, em Sinop – MT, selecionamos uma tecnologia que realiza a avaliação corporal completa em 3D, com imagens hiper realistas. Este diferencial auxilia nas vendas, uma vez que os pacientes conseguem visualizar os resultados e evolução dos tratamentos.
[2] Modelos de Assinatura e ‘Membership’ Clubs
Para gerar recorrência de pagamentos, clínica como a Glowbar em Nova York oferecem “memberships” que incluem serviços estéticos frequentes, como sessões de limpeza facial e tratamentos de hidratação.
Os pacientes pagam um valor mensal e têm acesso a uma variedade de tratamentos com preços especiais.
A Skin Laundry oferece planos de assinatura para tratamentos a laser, incentivando visitas regulares e criando um fluxo constante de clientes.
[3] Beleza & bem-estar integrados
Além de tratamentos estéticos, clínicas como o Lanserhof em Londres oferecem programas completos que combinam medicina e estética com práticas de bem-estar, incluindo nutrição, tratamentos detox, academia, terapias com mindfulness e até mesmo tratamentos para o sono.
O paciente passa a confiar em um único negócio só para os cuidados essenciais de saúde.
[4] Estratégia de Cashback
O cashback é uma ferramenta eficaz para clínicas de estética que buscam inovar em suas estratégias de marketing e fidelização.
Oferecendo vantagens financeiras aos clientes, o cashback fortalece o relacionamento com o público, incentivando a recorrência dos tratamentos. [Saiba mais sobre cashback]
[5] Branded Spas
Diversas marcas de estão expandindo suas presenças no setor de bem-estar, integrando experiências exclusivas e desenvolvendo produtos personalizados para atender às demandas de seus clientes.
Caudalie Spa no Hotel Unique, São Paulo: A marca francesa inaugurou sua primeira sala de spa no Brasil, oferecendo tratamentos faciais e massagens corporais que combinam exclusividade, conforto e luxo. diversas clínicas também são os destinos de spas de marcas de luxo.
[6] Desenvolvimento de Linha própria de cosméticos
Clínicas e profissionais da saúde estão investindo na criação de linhas exclusivas de cosméticos, alinhadas às necessidades específicas de seus pacientes.
Essa estratégia não apenas diversifica as fontes de receita, mas também reforça a marca da clínica, oferecendo produtos de qualidade que complementam os tratamentos realizados.
Diversos profissionais referências em estética utilizam seus conhecimentos para desenvolver linhas de produtos próprias. Um exemplo é a Dra. Tainá Fritzen, reconhecida pelos tratamentos de harmonização facial que criou a HarmoLAB®, uma linha de cosméticos para prolongar os efeitos dos procedimentos estéticos.
[saiba mais sobre o case harmolab®]
[7] Experiência Digital
Com consumidores potenciais cada vez mais conectados, clínicas estão investindo em estratégias digitais que gerem mais conexões com os pacientes e aumentem a conversão.
para a clínica elive, O desenvolvemos um “menus de tratamentos” que explicam tratamentos de forma customizada, apresentam preços e melhoram a comunicação no whatsapp.
Há também clínicas que enviam e-books, com conteúdos exclusivos para quem é paciente.
Como uma agência especializada em marketing e branding, acompanhamos tendências para oferecer aos nossos clientes estratégias eficazes e que trazem resultados.
Entre em contato para transformar a sua clínica.
Atendemos clientes em todo o Brasil.